quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O que é temperamento?

O temperamento é a combinação de características que herdamos de nossos pais (em alguns casos de nossos avós). Ninguém sabe onde reside o temperamento, mas penso que é em algum lugar da mente ou do centro emocional (com frequência referida com o coração). Dessa fonte, essas características se combinam com outras características humanas para produzirem nossa formação fundamental. A maioria das pessoas tem mais consciência de sua expressão do que de sua função.

É o temperamento de uma pessoa que a torna extrovertida e de boas relações com o próximo, ou envergonhado e introvertido. Sem dúvida você conhece ambos os tipos de pessoas que nasceram dos mesmos pais. Similarmente, é o temperamento que faz algumas pessoas serem entusiasmadas com a arte e com a música, ao passo que outras pessoas têm maior inclinação para os esportes ou para as indútrias. De fato, já conheci músicos notáveis cujos filhos eram surdos para as tonalidades musicais.

Naturalmente, o temperamento não é a única influência sobre a nossa conduta. A vida doméstica, o treinamento, a educação e a motivação, por igual modo, exercem influência em nossa vida. O temperamento, entretanto, é a influência de número um na vida da pessoa, não somente por ser a primeira coisa que nos afeta, mas porque, como a estrutura corporal, a cor dos olhos e outras características físicas, ele nos acompanha por toda a vida. Um extrovertido é um extroverdito. Ele poderá disfraçar a expressão de uma extroversão, mas será sempre um extrovertido. Por semelhante modo, embora um indivíduo introvertido possa ser capaz de sair de sua "concha" e agir de maneira mais agressiva, jamais se transformará em um extrovertido. O temperamento estabelece fortes diretrizes no comportamento de todo indivíduo - padrões que influenciarão uma pessoa o tempo todo em que ela viver. Por um lado estão seus pontos fortes, por outro lado os pontos fracos. A vantagem primária de aprender sobre os quatro temperamentos básicos é descobrir seus pontos fortes e fracos mais pronunciados, de tal maneira que, com a ajuda de um especialista e de Deus (acredito eu), você possa vencer seus pontos fracos sobressaindo-se assim seus pontos fortes. Dessa maneira você poderá cumprir seu destino pessoal ao máximo.

Conheça os quatro temperamentos.

O âmago da teoria do temperamento, concebido pela primeira vez por Hipócrates, há mais de dois mil e quatrocentos anos, divide as pessoas em quatro categorias, que ele chamou de sanguíneos, coléricos, melancólicos e fleumáticos. Cada tipo de temperamento tem tanto pontos fortes quanto fracos, que são uma parte distinta de sua formação por toda a vida. Uma vez que uma pessoa diagnostique seu próprio temperamento básico, ela estará mais bem equipada para determinar a quais oportunidade vocacional melhor se ajusta e qual fraqueza natural deve trabalhar para que utilize o seu potencial e a sua criatividade. O gráfico de temperamento, na imagem, resume esses pontos fortes e fracos, revelando várias características de cada temperamento.

PS. Deixei o link aqui, para quem quiser fazer o teste.

http://www.igrejaboasnovas.com.br/curiosidade7.htm

3 comentários:

  1. Oi! muito bom o blog...
    bem organizado!

    ResponderExcluir
  2. bom texto, da o que pensar

    ._.

    se puder passa la

    http://oarlecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. blog otimo parabens!!!

    obrigada pela visita, madame saatan-pa agradece nosso blog e atualiazado diariamente continue nos visitando vai ser um prazer tela por lá

    no momento não tem nenhum show agendado pra o rio de janeiro mais em breve estaremos por ai .

    abçs!!!

    ResponderExcluir