sábado, 12 de setembro de 2009

Amor ou manipulação?



Qual a definição que temos hoje do amor? Na minha opinião, amar é iniciar um relacionamento com o objetivo de dar. Já na manipulação, busca-se um relacionamento com o objetivo de receber.

Quero destacar aqui alguns tipos de manipuladores.

Tipos de manipuladores.

Vamos analisar aqui quatro tipos de manipuladores.

1.O manipulador ativo. O único pensamento desse indivíduo é manter o controle da situação a qualquer preço. Quer ser o "maioral" e estar por cima em tudo. Vive ressaltando seus pontos fortes, e nunca reconhece suas fraquezas. No relacionamento com os outros sempre aparece como o mais forte, procurando tirar vantagem todas às vezes que puder.
2.O manipulador passivo é mais difícil de ser detectado, pois sua estratégia de manipulação é dissimulada. Seu objetivo não é exercer o controle, mas, sim, evitar ofender os outros. Para isso, assume o papel do sofredor, do carente, e muitas vezes utiliza a autipiedade no objetivo de passar por "coitadinho", e assim obter o que deseja. Faz-se de infeliz e, nessa condição, manipula os outros para satisfazer sua carência afetiva. Enquanto o manipulador ativo se impõe para obter o que deseja, o passivo obdica de algo com a mesma finalidade.
3.O terceiro tipo de manipulador é competitivo. Esse é um pouco mais versátil. Por vezes age como o dominador e em outras como o sofredor, dependendo da situação. É só uma questão de mudança de tática. É mais habilidoso e chega a ser um profissional na arte de criar formas de manipulação. Seu o bjetivo é ganhar, seja em que posição for. Todos os demais são seus competidores.
4.O manipulador indiferente distingue-se dos outros por não gostar de ser o "maioral" nem o "sofredor". Aliás, até diz que não se importa com posições. Mas quando afirma isso, na verdade, está manipulando a si mesmo. Na realidade, ele se importa e se interessa, sim, pelo que acontece ao seu redor. Mas ao negar e reprimir esses sentimentos, manipula a si próprio. E faz tudo isso em nome do amor. Mas esse tipo de atitude é uma arma sútil e poderosa para destruir relacionamentos.
Os manipuladores estão sempre em ação. É como se estivessem num jogo de xadrez.
Submete-se a tensões e pressões numa ânsia constante de atingir seus objetivos. O que será que estão buscando, e nunca conseguem obter?

3 comentários:

  1. Se for assim todos nós temos um pouco de cada um. =)

    Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. em maior, ou menos escala, todos temos um pouco de manipuladores... e não é só no amor que isso acontece, mais na vida como um todo...

    relacionamentos, estão sempre sujeitos a manipulação, isso é fato consumado, independentemente do qt voce goste da pessoa, uma hora ou outra fará 'cara' de piedade, ou colocará algumas imposições!

    É natural do ser humano!

    ResponderExcluir
  3. bellissimo texto
    achei muito bm
    feito prbns.

    ResponderExcluir